Saber a data provável do nascimento do bebé, é uma das maiores curiosidades dos futuros papás, no entanto é frequente a confusão na contagem do tempo da gravidez.
Como contar o tempo? Veja em que fase estava a lua no primeiro dia da última menstruação e a partir daí conta 9 luas iguais. São cerca de 280 dias – 10 ciclos lunares.
Pode sempre haver uma discrepância de 15 dias antes ou depois, uma vez que o tempo para o nascimento do bebé pode variar entre as 37 e as 42 semanas.
Descarregue o SEU calendário aqui abaixo ⇓
Não sendo possível escolher o sexo do bebé, é entanto possível influenciá-lo, sem ser 100% seguro por depender de vários fatores.
O óvulo da mulher contém sempre o cromossoma do tipo X (feminino), enquanto que o espermatozoide pode conter os dois tipos, X e Y. Quando o espermatozoide atinge o óvulo, ocorrem duas possibilidades: X+X=X = menina, ou X+Y=Y = menino.
Sendo o espermatozoide Y mais rápido e menos resistente que o X, temos os seguintes fatores que influenciam:
Sendo mais frequente do que se possa imaginar, ainda não tem uma explicação nem consenso científico.
Normalmente surgem por volta da 12ª semana, são mais frequentes no período da tarde e da noite, e podem ser tão variados quanto estranhos, como vontade de comer chocolate, terra, sabonete, carvão…
Algumas das explicações mais consensuais passam pela alteração hormonal ou deficiência nutricional.
As hormonas reguladoras da gestação, alteram o pH da boca e aumentam a sensibilidade olfativa e gustativa, tendo o poder de alterar o humor, o apetite, o olfato e o paladar da futura mamã, o que pode justificar o aparecimento de “desejos estranhos”.
Estas, podem ainda ser responsáveis pelos enjoos em algumas mulheres.
DikaMSE – Uma boa hidratação, alimentação e suplementação equilibradas podem contribuir para a diminuição destes sintomas – peça ajuda especializada.
O sangue do cordão umbilical do seu bebé é extremamente valioso.
Os país pode guardar estas células por um período de 25 anos, e podem, em caso de necessidade, ser utilizadas pelo próprio ou por familiares compatíveis, como tratamento de mais 80 doenças.
Sendo este sangue tão importante, deve, sempre que possível, ser restituído ao bebé que acaba de nascer, com uma clampagem tardia do cordão umbilical, permitindo que, para além da sua restituição quase a 100% disponha das defesas que essas células contêm.
A OMS – Organização Mundial de Saúde recomenda que a clampagem seja efetuada, com o mínimo 3 minutos após o nascimento, sabendo-se que a restituição da totalidade do sangue leva ente 8 a 10 minutos.
DikaMSE – Coloque estas indicações por escrito ao seu médico, no seu documento Guião de Preferências para o Parto.
Depois da grande alegria do nascimento do seu bebé, uma enorme sucessão de eventos acontece dentro e fora de si.
A enorme descarga hormonal ocorrida durante a gravidez e no parto, voltam mais ou menos abruptamente ao seu normal. Você volta a casa e passa a ser a mãe invisível – todas as atenções, agora estão viradas para o seu bebé.
Por tudo isto, é perfeitamente normal que passe por momentos de tristeza e melancolia, que embora pareçam não ter razão de ser, mas afinal de contas foram cerca de 9 meses de transformações e agora pode sentir um certo vazio.
Isto, é perfeitamente normal. Acontece com a maioria das mulheres, e pode ocorrer por um período de aproximadamente 15 dias, enfraquecendo gradualmente.
ATENÇÃO: A família deve estar atenta – estudos apontam que 10 a 15% das novas mamãs, por falta de cuidados e de atenção, evoluem para depressão pós-parto.
DESCARREGUE O CALENDÁRIO DA GRAVIDEZ AQUI!
ESTE Q&A VAI CRESCER COM AS SUA DÚVIDAS, DEIXE-AS QUI ABAIXO!
Vai ser Mamã?
Descubra os SEGREDOS para a sua própria experiência de maternidade esclarecida, positiva, tranquila e feliz!
O QUE VAI RECEBER?
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumirmos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Ler Mais