O que lhe vou dizer agora, pode parecer-lhe um pouco polémico, mas infelizmente é a realidade.
É verdade que há mulheres que, devido a problemas de saúde, ou por dificuldades físicas, necessitam de cuidados especiais, ou até algum tipo de intervenção, mas a maioria das Futuras Mamãs, sofrem por desconhecimento.
Desconhecem completamente os processos neurofisiológicos da gravidez e do parto, isto é:
Desconhecem as alterações e modificações que ocorrem no seu próprio corpo… As alterações nos órgãos, nas articulações, hormonais…
Estas alterações no corpo, são muitas vezes percebidas pela mente como potencialmente perigosas.
Desconhecem que, aquilo que vêm, ouvem e falam, influenciam positiva ou negativamente na Gestação, em todo o processo fisiológico, e o como isso pode afetar o normal desenvolvimento do feto, e pode ter influencia direta no desenrolar do próprio trabalho de parto, e até na recuperação pós-parto.
Isto torna-se num Loop de reações mente/corpo, corpo/mente.
O corpo envia informações ao cérebro, sobre o que está a acontecer com ele, e o cérebro por desconhecer essas informações, retribui com descargas neuronais para defender o corpo.
Por sua vez o corpo reage novamente por estar a receber informações contraditórias, e o Loop cresce, levando na maioria das vezes ao stress, à ansiedade e ao medo.
As Futuras Mamãs desconhecem ainda que, corpo e mente são um sistema perfeito, um único sistema.
Desconhecem ainda que, têm o poder de, senão de dominar, pelo menos de o controlar, e de viverem uma Experiência de Maternidade Esclarecida, Positiva, mais Suave e Tranquila, e consequentemente muito mais feliz.
